Rede GIC aprova primeiro projeto em associação na CAPES

24/11/2020 22:05

A Rede GIC aprovou seu primeiro projeto em associação na CAPES envolvendo pesquisadores de Ciência de Dados & Tecnologia (UFSC/UFPR). O projeto aprovado, de natureza interdisciplinar, se intitula: Curadoria Digital de Dados e Informações para prevenção da violência nas famílias e comunidades.

Coordenado por Denise Fukumi Tsunoda (UFPR) e sub-coordenado por William Barbosa Vianna (UFSC), o projeto que foi um dos 17 aprovados dentre 157 projetos submetidos à CAPES, denota o reconhecimento das interações entre as instituições e pesquisadores da Rede GIC, que na proposta conta ainda com a UFRN como participante sob a coordenação da Prof. Andrea Vasconcelos.

O projeto aprovado se insere na temática prioritária de Ciência de Dados, inteligência artificial, análise integrada e aprendizado de máquina aplicados a soluções tecnológicas de segurança pública, com foco em video-monitoramento, reconhecimento facial e monitoramento aéreo (imagens de sensores a bordo de drones, aviões e satélites).

 

Sobre o edital

 

A CAPES informa ter recebido 156 propostas para o Edital 16/20, que integra o Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (Procad – Segurança Pública e Ciências Forenses). O programa é voltado ao fomento da cooperação acadêmico-científica entre instituições de Ensino Superior e órgãos de segurança pública.

Entre as áreas temáticas previstas no edital estão: biometria, genética forense, computação forense, processamento de local de crime, metrologias, rastreabilidade, ciência de dados, equipamentos de segurança, integração de bancos de dados, química e análise de políticas públicas. O edital é uma parceria com o Ministério da Justiça.

Para acessar o edital do resultado clique aqui.

(Com informações UFPR/CCS/CAPES)

Tags: ciencia da informaçãotecnologiaufsc